 |
Contando e cantando histórias com a ajuda
das professoras da Escola Municipal Padre carlos Henrique de Souza
Jardim Maravilha/ Pedra de Guaratiba/2009
Palestras, Oficinas e Contação de Histórias
Literatura e Cultura Afro-brasileira nas escolas: novas possibilidades de intervenção curricular Objetivo: - Discutir a aplicabilidade da lei 10/639 e sua interação com o currículo formal da escola; - Refletir sobre a necessidade de se desenvolver na escola um ambiente de tolerância e um olhar sensível às diferenças e diversidades culturais brasileiras; - Ampliar as reflexões sobre o acervo (oral e escrito) da tradição afro-brasileira nas escolas e suas possibilidades pedagógicas.
Ementa: A hibridização na formação do povo brasileiro. Identidade negra e exclusão social. Multiculturalismo e educação. Literatura, histórias, religiosidade e cultura afro brasileira nas escolas.
Palestra “A importância da interação da família e da escola na formação de leitores hábeis” Objetivo: - Discutir junto aos pais e educadores da escola a importância da formação do leitor desde os primeiros anos de vida das crianças; - Refletir sobre a responsabilidade dos pais junto à formação do sujeito leitor e sua parceria com a escola; - Elucidar sobre os benefícios do desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita nos dias atuais e suas implicações no desenvolvimento escolar do público infantil e juvenil.
Ementa: O que é a leitura? Imaginação, criatividade: o que isso tem a ver com leitura? A importância e a arte de se contar e ler histórias para crianças desde cedo. A valorização das brincadeiras orais na primeira infância. A imersão do sujeito em um contexto cultural letrado: só se aprende a ler, lendo. Livros com ou sem textos. Quando a criança não aprende a ler e escrever. O leitor hábil.
|
Marisa Silva – Mestre em Educação (UFF). Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ). Especialista em História da África e Estudo do Negro no Brasil (UCM) e Contadora de Histórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário